Apucarana: o roteiro das águas

Apucarana oferece ao visitante vasta programação turística. Dentre os atrativos destacam-se:


Roteiro das Águas

Apucarana, situada sobre um espigão divisor de três bacias (rios Pirapó, Ivaí e Tibagi), possui um enorme potencial em recursos hídricos. Estima-se que existem mais de 100 cursos d'água, entre nascentes, córregos, rios e lagos. Nos perímetros rural e urbano existem dezenas de nascentes, córregos e rios.

Existem mais de 100 cursos d'água, entre nascentes, córregos, rios e lagos.

50 metros ao redor de cada nascente serão decretados de utilidade pública.

O Rio Pirapó, que abastece Maringá, nasce no perímetro urbano de Apucarana.

Painéis espalhados pela cidade divulgam o resultado de exames realizados na água.


Parque Ecológico da Raposa

Parque urbano com 101 alqueires, criado com a finalidade de preservar as florestas nativas remanescentes, contendo cachoeiras artificiais, churrasqueiras, área de camping e caminhos internos asfaltados. Além de ser o lugar onde realizam-se os eventos da cidade como campeonatos de motocross e shows musicais, aos domingos é permitida a pesca amadora nos lagos do parque. Localiza-se na Avenida Aviação.


Turismo Religioso

Graças à intensa fé manifestada por católicos e evangélicos, Apucarana está investindo no turismo religioso. São mais de 50 templos, das mais variadas denominações religiosas. O Município construiu o Parque Ecológico Santo Expedito e tem projetos para a construção de outros 5 parques: Parque da Graça, Parque da Bíblia, Parque da Redenção, Parque da Contemplação e Parque São Francisco.


Santo Expedito

No Parque Ecológico Santo Expedito, é realizada anualmente (no dia 19 de abril) a Festa Nacional de Santo Expedito. Em 2005, a celebração reuniu cerca de 12 mil fiéis e foi transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão.


Rota de Peregrinação Fé na Estrada

O trajeto, de 86 quilômetros, liga o Parque Ecológico Santo Expedito, em Apucarana, ao Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli. Os fiéis percorrem o trecho a pé, em três dias de caminhada. A rota é reconhecida pelo governo do Estado como o 5º destino turístico do Paraná.


Santuário de São José

A cidade de Apucarana tem o privilégio de ser a sede do primeiro e único Santuário de São José no País. O maior número de devotos é registrado no mês de março, quando ocorre a Festa de São José (padroeiro dos artesãos).


Caminho das Águas: Circuito da Fé

O potencial natural e a vocação religiosa deram origem ao Projeto Caminho das Águas: Circuito da Fé. O projeto cria um grande anel, que vai conectar os parques da cidade, nascentes e praças, projetando os fundos de vale que cortam a malha urbana. O objetivo é criar uma unidade facilmente identificável, estimulando a vocação turística do município e fortalecendo, ao longo deste anel, o comércio local.


Grutas

A partir da construção de grutas temáticas, o Município está transformando parques em pontos de peregrinação ecumênica. A Prefeitura cede as pedras em seu estado bruto e a comunidade arca com a mão-de-obra. O circuito abrangerá 15 grutas, todas separadas uma da outra por distâncias de até cinco quilômetros, que poderão ser percorridas a pé pelos fiéis.


Mapa do turismo rural

A Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente está elaborando o mapa do turismo rural, com o objetivo de formatar um produto turístico. O levantamento compreende pesquisas de campo, definição das potencialidades e contato com proprietários rurais. O roteiro incluirá pousadas, pesque-pagues, restaurantes, parques, igrejas e praças.


Sinalização Turística

As 120 placas instaladas (90 na área urbana e 30 na zona rural) facilitam o acesso dos turistas aos pontos turísticos.


Centro de Informações

No Calçadão Valmor Santos Giavarina, há um Centro de Informações Turísticas à disposição de quem visita a cidade.


Sala Verde

O trajeto, de 86 quilômetros, liga o Parque Ecológico Santo Expedito, em Apucarana, ao Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli. Os fiéis percorrem o trecho a pé, em três dias de caminhada. A rota é reconhecida pelo governo do Estado como o 5º destino turístico do Paraná.



Secretaria de Meio Ambiente e Turismo

Rua Lapa, nº 324 - Centro - Apucarana/PR - CEP: 86800-310
Telefone: (43) 3423-0142 / 3424-2633
Site: www.apucarana.pr.gov.br


Textos extraídos do site www.apucarana.com