Copa de 2014

Bem Receber Copa Brasil 2014

O Ministério do Turismo definiu quatro eixos de atuação para a Copa de 2014 e um deles diz respeito à qualificação profissional, juntamente com promoção e imagem, requalificação do parque hoteleiro e infra-estrutura turística.

O Bem Receber Copa é um programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo, em parceria com entidades do setor, que tem como objetivo capacitar o setor de turismo para atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços turísticos, focando em Pessoas, Empresas e Destinos.

Com o slogan “O Sucesso do Brasil na Copa está em Nossas Mãos”, o programa será implementado em parceria com entidades integrantes do Conselho Nacional de Turismo (CNT) dos segmentos de Alimentação, Transporte, Receptivo, Hospedagem, Entretenimento, Negócios e Eventos.

O programa pretende qualificar 306 mil profissionais do turismo até 2013, com metodologia adotada pelo MTur, em cursos presenciais e a distância. Nessa conta, incluem-se todos aqueles profissionais da chamada linha de frente, ou seja, aqueles que terão contato direto com os turistas da Copa, em diversas Áreas. No primeiro momento serão atendidos: motoristas, camareiros, garçons, recepcionistas, pessoal de aeroportos, entre outros.

As entidades vão aplicar a metodologia adotada pelo MTur para qualificar seus profissionais em cursos presenciais e a distância. As áreas atendidas são as de hospitalidade, alimentação fora do lar, transportes, receptivo, entretenimento, entre outros. O programa terá investimento de R$ 440 milhões.

O termo de compromisso foi assinado pelo Ministro do Turismo, Luiz Barretto, e representantes da Associação Brasileira de Transportes Aéreos Regionais (Abetar), Instituto Brasileiro de Hospilidade (IBH), Associação Brasileira de Turismo de Aventura (Abeta), Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Olá Turista!

Motivados pela realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil, o Ministério do Turismo e a Fundação Roberto Marinho firmaram parceria para o desenvolvimento do projeto Olá, Turista! O objetivo é oferecer cursos de inglês e espanhol à profissionais de todas as áreas do turismo para que haja um atendimento de qualidade aos turistas estrangeiros que virão ao país durante os jogos.

O Olá, Turista! abriu inscrições para seis novos estados que sediarão os jogos da Copa de 2014: profissionais de turismo de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Distrito Federal já podem se matricular nos cursos de inglês e espanhol do programa.

Os novos estados somam-se a Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Pernambuco, Amazonas e São Paulo, locais em que o programa já conta com salas de conexão.

Mas a novidade não para por aí. Além de estar aberto aos profissionais que atuam nas capitais que receberão partidas da Copa de 2014, o projeto agora passa a atender também aqueles que trabalham em outras cidades do estado contemplado.

Para mais informações, acesse o site www.olaturista.org.br